terça-feira, junho 14, 2005

Cacau Menezes, terça
Caminho errado
Cena insólita ocorrida na última sexta-feira, por volta das 22h, no centro da Lagoa da Conceição, e que revela o absoluto despreparo do atendimento de emergência da Polícia Militar para agir em caso de urgência.
No momento em que reunia um grupo de amigos em seu apartamento, leitor da coluna recebeu a visita inesperada de dois homens armados, que o renderam, juntamente com o amigo, mantendo-os isolados no quarto, e três garotas reféns na sala. Os ladrões levaram tudo que encontraram. Um dos garotos, do quarto onde estava trancafiado, acionou o celular para o número 190, da Polícia Militar, e falando com a voz baixa para não ser denunciado pedindo socorro - enquanto os larápios faziam a limpeza na sala ao lado, sob os olhares desesperados das garotas -, foi olimpicamente ignorado.
Do outro lado da linha, ao invés de imediatamente enviar a viatura para o local do assalto, o policial que o atendeu ao telefone teve o desplante de suspeitar.
- Isso é um trote?
Enquanto o policial-telefonista discutia com o jovem se devia ou não atender o pedido de socorro, os ladrões evadiram-se sem deixar rastros. O que realmente choca no episódio não é a brutalidade dos larápios, e sim a absoluta ineficiência da PM. O acúmulo e a exposição diária a tanta selvageria e incivilidade vão criando, no espírito dos ilhéus, uma verdadeira cultura da violência. Ao cidadão que paga seus impostos resta, mais uma vez, protestar com veemência às sempre lentas autoridades para agirem com determinação.