sexta-feira, junho 10, 2005

Há um ano e uma semana e um dia... (obs: escrito em internetês)

Dois dias em Istambul.
Cheguei na cidade as 4 da manha. Tudo escuro, chovendo pra caramba. Desci do onibus, naum quis pegar taxi, naum tinha pra onde ir, nem dava pra comecar a passear com aquela chva, um cara veio me oferecer um cigarro, naum quis, comecei a andar, ou melhor, fui tentando fugir dele, que ia me seguindo por todas as ruas. Entrei em uns dois cafes, que estavam fechando, para ver se ele ia proutro lado; ficava parado na porta me esperando.
No terceiro barzinho, onde tb já tavam contando dinheiro, pedi um chá. Dessa vez o cara desistiu. Falei que era brasileiro, eles falaram: "ronaldo!, Roberto Carlos, Carnaval". Naum falavam nada de ingles. Conseguimos nos comunicar só com palavras isoladas, ficamos amigos; eles ainda me deram mais dois copos de chá e um pao turco tipico (Simit), antes de se oferecerem para me acompanhar até Sultanahmed, o bairro turistico que era meu destino - e era longe, bem longe.
Voltei pro bar deles de onibus no mesmo dia, de noite, pois era em Taksim, o bairro da vida noturna de Istambul, e comi Kebap, um negocio turco cheio de pimenta, e, dessa vez, paguei. Na volta, eles arranjaram um amigo para me levar de carro até Sultanahmed (eu queria ir andando), pois diziam com seriedade, fazendo gestos como se segurassem as carteiras nos bolsos: "Ali Baba, Ali Baba!"
Nesse meio tempo, isto é, durante o dia, andei um monte, fui na Mesquita Hagia Sofia (nada de especial, e ainda era caríssima); fui no Grand Bazaar (um camelódromo gigante, nao tao especial, a menos que vc queira comprar jóias ou tapetes, aí sim, gasta-se um dia inteiro lá dentro); no Spice Bazar, onde tem os doces turcos, bem ruizinhos; fumei Narguilé, isso sim bem turco; entrei em umas 4 ou 5 mesquitas diferentes, que é o que há de mais interessante de se fazer em Istambul. Numa das vezes, ouvi os gritos dos megafones na rua e entrei para ver uma reza deles, fui lá na frente como se fosse islamico (é assim que se fala?), e fiquei imitando o que eles faziam, se curvavam, se ajoelhavam, colocavam a testa no chao, se levantavam, e novamente comecavam o mesmo ciclo - comigo junto, no meio da multidao.
Dormi no albergue de estudantes, vazio, só tinha dois mexicanos que naum conheciam o Marcelo. Os caras desse albergue sao sacanas. No dia seguinte, eu tava desesperado procurando um onibus pro aeroporto, e eles tinham um por 20€, e diziam que era o unico jeito de chegar lá.
Explico, eu tava crente que, conforme haviam me explicado numa das casas de informacoes turisticas, era soh pegar um bonde e um trem. Mas isso era pro outro aeroporto, o meu ficava do outro lado, e só descobri isso de noite (meu voo era de madrugada). Numa outra agencia de turismo queriam 60€! De taxi eram 80€! Fui andando até a Taksim (subi, no caminho, uma favela turca, altas tensao, devia ser ali onde os meus amigos turcos naum queriam que eu andasse, na noite anterior) na esperanca de achar o onibus que me trouxe do aeroporto, e achei, e eram só 4€. Ainda dei mais uma passeada pelo bairro e comi meu ultimo donner (q na alemanha é melhor).
Comi uns 5 Donners em 2 dias. Tb comi cerejas, que comprei na feira, cerejas de verdade, enormes, com caroco, escuras, deliciosas. Naum fui em um banho turco, pois já havia ido em Budapest (os hungaros tb tem essa tradicao, e durante mto tempo, foram invadidos pelos turcos).
Nesse segundo dia fui no Palacio Topikapi, tb caríssimo. O mais interessante era um museu sagrado em que tavam expostos, assim como uma das portas da Kaaba: fios de cabelo de Maome, cartas de maome, espada de maome, pó do caixao de maome, marcas de pegadas de maome, pó da restauracao do caixao de maome.
Nos dois dias fui num restaurante pra ver a apresentacao dos Dervixes, mas tava mto frio e naum teve.
Os turcos sao os paraguaios que naum falam espanhol e tem o nariz puxado pra baixo. Nem todos sao muito simpáticos, eu diria que só quem tá no comercio o é. E nem todos do comercio. E tb naum negociam tanto como falam por aí.
Nunca gastei tanto numa viagem, nem vou fazer as contas, mas, literalmente, foram milhoes.
(foi uma piada, mas realmente gastei muito pra entrar nesse palacio, na hagia sofia, em comidas, comi pra caramba, em trocas de moeda naum taum vantajosas, etc)
Fiquei altos tempao numa praca, ao entardecer, conversando com um mendigo que veio sentar ao meu lado, q falava alemao e ingles. Ele era muito gente boa. Naum sei se queria me passar a perna, se tava me enrolando, mas contou uma historia toda triste que naum sabia como voltar pra cidade dele, que um cara o roubara, que tava durmindo na rua desde entao. Eu falei que sentia muito, que era uma pena. Naum dei nem um centavo.
Esqueci lá, na Marta, o fio da maquina fotografica, naum dá pra mandar as fotos ainda. Alias, esqueci a maquina num banco dum lugar em Istambul, já tava la fora quando tateei o bolso e lembrei de voltar.
(...) na que um dos meus amigos me levou, só havia mulheres-naum-totalmente-aceitas-pela-comunidade. Nas ruas, a maioria usava burca.
Vcs viram? Saiu o adversário do Sao Paulo na final do Mundial interclubes em Toquio: o Porto.
Continuando no assunto, o nome mais lembrado pelos hungaros era o do Alex. Parece que ele vai jogar no Fenerbahce.
Minha amigdalite tá melhorando, to tomando um monte de cha.
Eu ia fazer uma surpresa e ligar a cobrar de Istambul pra vcs, mas naum existe "a cobrar" na Turquia. Eu teria de comprar um cartao. Mas perderia a graca ter de atender o telefone as 3 da manha e naum ouvir aquela musiquinha introdutória, naum? Sem suspense nenhum...