domingo, maio 15, 2005

Algumas dicas de como se aproveitar a Europa

- Não comer/ouvir/ver/lembrar/beber nada que lembre o Brasil,
- Entrar em todas as Igrejas possíveis, 99% é de graça e são as construções mais legais das cidades (fora dois ou três monumentos principais). Permanecer pouco tempo entretanto, pois há sempre uma a cada duas quadras.
- Comer: Goffres de chocolate em Barcelona, Dönner onde quer que os encontrem (mais normal na Alemanha), Sorvetes italianos, chocolates suíços.
- Observar as conversas das pessoas em pontos de ônibus, filas, metrô, mesmo sem entender nada, imaginar o que elas devem estar comentando, é mais fácil de advinhar do que se pensa.
- Beber a bebida típica de cada país visitado.
- Ouvir rádio e ver um pouco de TV em cada país, é estranho ligar a televisão às oito da noite e não estar passando o Jornal Nacional.
- Observar tudo, casas, beiras de rio, nuvens, cores, som do vento, e marcas de alimentos nos supermercados, tudo diferente.
- Quando estiverem se acostumado com o ambiente ao redor e começarem a se cansar, digam-se internamente o nome da cidade em que estão: "nossa, isso é Paris!". O ânimo melhora e tudo volta a ser novidade, até ponta da calçada, que por ventura tenham acabado de tropeçar, volta a ser interessante.
- Rostos, olhem os rostos.
- Perguntem direções na língua do país, mesmo que não queiram ir pra lugar algum, perguntem por esporte onde é o metro mais perto, a padaria ou a rua tal.
- Rios, toda cidade européia tem rios, ouçam-nos.
- Matem tempo em bancas de revistas.