sábado, abril 23, 2005

Cotas? Claro que sim!
Totalmente de acordo com as cotas para negros, para negros, não porque são inferiores, mas porque nós brancos estamos numa condição superior. E daqui, é mais fácil subir o degrau para a universidade.Não conheço médicos negros, nem dentistas, nem mesmo tenho colegas negros na universidade federal em que estudo.Tá, desculpa, no meu curso tem um angolano fazendo intercâmbio.Pelo jeito, quem é contra as cotas que acha que os negros são inferiores (como alguns comentaram), que não conseguem vagas nas universidades porque são burros, né? Pessoalzinho ignorante esses "de cor"! Faz mais de um século do fim da escravidão e esse pessoal não consegue subir na vida!Vamo mandá todos de volta pra África, talvez não tenham se adaptado por aqui!Faça-me o favor! Tem algo errado nesse país, é preciso consertar com medidas dinâmicas como essa: em vinte, trinta anos, talvez eu seja atendido por um dentista negro, meu gerente do banco seja negro também, e eu me toque que vivo num país de maioria não-branca!
Outra coisa: O país está falido, ouviram?, f-a-l-i-d-o! Não tem dinheiro para melhorar educação fundamental nenhuma, entenderam? Temos que pagar uma dívida... é injusta, é cruel, é outro debate. O fato é, não temos dinheiro! Logo, a questão "grandes investimentos para a educação fundamental" não deve nem entrar na discussão.
Além do que, o ensino fundamental só serve para nos "colocar" no mundo, descobrirmos do que gostamos, com o que nos identificamos (e, geralmente, escolhemos errado o curso); não usamos 10% do que aprendemos ali. Há tempo de sobra, durante a graduação, para reaprender o que não foi bem ensinado antes.
E paremos de pensar que somos todos iguais! Um gordo é diferente de um magro que não é igual a um idoso! Somos seres racionais, construímos cadeiras nos cinemas para os obesos (ai que injustiça, tiramos o lugar de dois magrinhos!), construímos rampas de acesso para os paralíticos, não? Pois reparemos um erro: fomos nós que cortamos as pernas dos negros! Fomos nós que os tiramos da sociedade.E nem tentem o argumento: "ah, ele está dizendo que os negros são inferiores."
Último ponto, me corrijam se estiver errado: existem pobres em todos os cantos do mundo, os ricos precisam dos pobres. Ser pobre é um fluxo, você pode enriquecer, o que não faltam são exemplos. Problema social é o caramba! Na Dinamarca tem pobres, a Alemanha está cheia de mendigos (eu vi uns pegando táxi, ok). O problema é racial mesmo!