terça-feira, abril 19, 2005

Um nicht zu vergessen!
Há um ano:

Segunda-feira, Abril 19, 2004
E com vocês...Amsterdam

Eu estava preocupado em achar algum albergue mais barato, todos na internet estavam na faixa de 20€ (pra quem tem carteira de alberguista!), em duas noites na capital holandesa eu iria gastar, no mínimo, se eu nao me alimentasse nem, 70€: 40€ pra dormir, 20€ pra ir e voltar de Ultrecht - de carona com a sobrinha da Miki -, e mais 10 pra chegar até Amsterdam.
(...)Logo na sexta à noite me levaram pra conhecer o centro, cheio de cafés lotados com as mesas todas na rua, e a Red Light District, cheia de pessoas - até famílias e senhoras - na rua olhando as vitrines. Depois tomamos um chopp e voltamos pra casa pedalando (havíamos ido de bicicleta, na cidade quase só há bicicletas, nunca vi tanta bicicleta)
(...) Um formigueiro, todos os cafés lotados, com as mesinhas na beira dos rios, dezenas de barcos passeando pelos canais, mercado de pulgas, coffeshops (a única coisa que tá sempre aberta, em todos os horarios), parques de diversoes, museus, ruazinhas estreitas - tudo mto cheio.Deixei esse dia pra caminhar sozinho por toda a cidade - passearia de barco no domingo (mas domingo choveu o dia todo. Nao fui).Fui na Madame Tussou (se fala assim, naum sei como se escreve): museu de cera, desde Marlyn Monroe e Spice Girls à Rainha da Holanda e Bob Marley; desde o maior comediante do século, Chaplin, até o maior comediante do momento, Bush.Tem um monte de foto proceis.À noite me levaram num restaurante africano. Tudo muito escuro, racista! , tô falando do ambiente: quase naum tinha lâmpadas, naum era um restaurante chique, mas eles disseram que a comida era mto boa. E era. Numa bandeja, um monte de carne com molho apimentado no centro rodeadas por panquecas sem recheio: "rasgava-se" um pedaco da panqueca com a mao e o usava como uma pinca (lê-se pinsa) para segurar alguns pedacos de carne. Muito bom mesmo.Eu queria sair sábado à noite, mas o Jens, o nome do cara, tava com dor de barriga ou alguma coisa parecida. Alugamos um filme entao; o pior filme que jah assisti, nem conseguimos terminar de tao ruim, "A kept promise".
(...)Depois, caminhando pelo centro, na chuva, vi umas pessoas jogando um esporte mto estranho, com juiz, uniformes, tecnicos, torcida e tudo. era tipo um basquete sem tabela (só a cesta lá no alto), misto - homens e mulheres-, numa grama sintética, com uma bola de handebol. Depois, no lugar combinado os encontrei de novo, Jens e Key, para um último café; e eles me levaram pra estacao central, onde peguei o trem de volta pra Ultrecht.
texto completo aqui