segunda-feira, agosto 28, 2006

"A internet pode ser produtiva

Ano de eleições; você conhece seu candidato? Sabe se ele fez universidade? Sabe quantos terrenos, quantos apartamentos ele tem?
Não vou perguntar aqui se você se lembra em que deputado votou no passado, porque isso é covardia, nem eu me lembro. Então comecemos juntos e daqui a quatro anos poderemos cobrar. Não é difícil; depois de ver seu orkut, entre na página do Tribunal Superior Eleitoral e bem visível, um pouco acima do centro da página, entre os destaques, clique em Divulgação de Candidaturas.
Pronto; temos ali todos os candidatos do país inteiro; podemos descobrir algumas curiosidades. Vocês sabiam que a Heloísa Helena não é a única mulher a concorrer este ano para presidente? Havia também uma tal de Ana Maria Rangel, do PRP, mas que teve sua candidatura indeferida. Detalhe: seu partido iria gastar 150 milhões de reais na campanha (o dobro do que Lula, que conta com R$ 89 milhões).
Outras informações interessantes podem ser tiradas das candidaturas da Angela Amim (que não possui nem carro no seu nome), Roberto Salum, Luis Henrique e Fritsch; assim como estatísticas de todas as eleições passadas, quantas mulheres foram eleitas, quanto foi gasto pelos partidos, etc.
Conhecendo melhor seus candidatos, você se lembrará deles por muito tempo, eles saberão que você os acompanha e, quem sabe, não se meterão em tantos esquemas corruptos. À princípio, são todos honestos, agem com transparência, e declaram tudo que têm ali no site do TSE. Não vamos prejulgá-los, comecemos juntos, façam o contador de entradas do site subir. Eles se sentirão um pouco mais vigiados."